Quem faz o Ranking Universitário Folha

Veja membros do conselho consultivo e executivo do Ranking Universitário Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Editora
Suzana Singer

Editor-adjunto
Bruno Lee

Assistente de edição
Marina Costa

Apuração dos dados
Estêvão Gamba
Jean Estêvão de Souza
Silene Mariano
Simone Toledo Gorgulho

Datafolha
Luciana Chong (diretora)
Alexandre Francischetti
Heloisa Furia Cesar
Renata Nunes

Conselho Editorial
Adolfo-Ignacio Calderón
Carlos Henrique de Brito Cruz
Francisco Soares
Guilherme Ary Plonski
Klaus Capelle
Ronaldo Mota
Sabine Righetti

Editora de Digital e Audiência
Camila Marques

Designer
Maicon Silva

Design digital
Patrícia Pimenta Medeiros

Equipe Comercial
Marcelo Benez (diretor)
Manuela Nunes

Contato
ruf@grupofolha.com.br

Conheça os membros do conselho editorial do RUF

O RUF (Ranking Universitário Folha) conta com um conselho editorial que analisa as métricas adotadas, sugere mudanças na metodologia e enfoques para as reportagens. São sete acadêmicos, todos com experiência em avaliação acadêmica. No ano que vem, a professora Soraya Smaili, ex--reitora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e coordenadora do SoU_Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência), passará a integrar o conselho.

Adolfo-Ignacio Calderón,55
Professor do programa de pós em educação da PUC-Campinas. Com apoio do CNPq, no qual é bolsista, publica artigos e livros sobre rankings acadêmicos no espaço ibero-americano e suas implicações nas instituições de educação.

Carlos Henrique de Brito Cruz, 67
Vice-presidente sênior de redes de pesquisa da Elsevier, editora global de publicações acadêmicas, e professor emérito da Unicamp. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente e diretor científico da Fapesp.

Francisco Soares, 72
Doutor em estatística pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e professor emérito da UFMG. Foi presidente do Inep e membro do Conselho Nacional de Educação. Estudaindicadores de desigualdades educacionais

Guilherme Ary Plonski, 75
Professor titular da USP, é diretor do Instituto de Estudos Avançados e vice-coordenador do Centro de Inovação. É coordenador de projetos na FIA, titular da Academia de Ciências do Estado de SP e pesquisador emérito do CNPq.

Klaus Capelle, 55
Alemão radicado no Brasil há 25 anos, é doutor em física pela Universidade de Würzburg, na Alemanha, e professor titular da UFABC. Desde 2022, atua no Instituto Internacional de Física da UFRN.

Ronaldo Mota, 68
Diretor secretário da Academia Brasileira de Educação e professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Foi ministro interino da Educação e, como secretário nacional, comandou a pasta de Educação Superior.

Sabine Righetti, 42
Jornalista e doutora em política científica. É pesquisadora e professora no Labjor-Unicamp. Organizou o RUF desde o lançamento, em 2012, até 2019. Em 2020, fundou a Agência Bori, que conecta jornalistas a instituições de pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.