Leitores mostram dia a dia nas universidades

Folha recebe fotos feitas por alunos, professores e funcionários de instituições públicas e privadas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Folha pediu a estudantes, professores e funcionários de instituições brasileiras que enviassem ao jornal fotografias registradas por eles durante o dia a dia nos campi. Algumas fotos foram selecionadas e publicadas no caderno do RUF (Ranking Universitário Folha) com o intuito de trazer a perspectiva de quem está dentro das universidades.

Açaizeiros da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA (Universidade Federal do Pará), em Belém (PA) - Leitora

No total, 64 leitores enviaram 155 imagens. Com idades entre 19 e 69 anos, eles representam 33 instituições públicas e particulares que estão espalhadas por 12 estados brasileiros.

Um deles é Jhonatan Almada, 42, aluno de doutorado na área de educação na Unesp de Marília (interior de São Paulo), que registrou sua parte preferida do campus: as árvores. "O pássaro figurativo convive com os pássaros literais que estão por todo lado na área verde, a sensação que passa é de tranquilidade", diz.

Árvore em formato de pássaro ao lado do prédio da biblioteca do campus da Unesp Marília, no interior de São Paulo - Leitor

Autora da imagem que estampa a capa do caderno, Isabela Nahas, 19, vê seu registro como uma boa representação da USP, onde é caloura em jornalismo. "Você entra [na Cidade Universitária, em São Paulo] e vê uma natureza que não existe fora do portão."

A produção da foto levou três dias. "Quase ninguém repara, mas as corujas têm um ninho no meio de uma ruazinha e uma delas fica em cima da placa de pedestres todos os dias no mesmo horário", conta. "A posição da coruja era perfeita para esse contraste cidade versus natureza."

Coruja na Praça do Relógio Solar, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo - Leitora

O caderno conta também com o olhar de Vanessa Pellin Dutra, 48, estudante do último semestre de psicologia na PUCRS, cuja foto foi capturada em um caminho que ela costuma fazer ao ir tomar café em outro prédio. "Sempre tensa e preocupada com as obrigações acadêmicas, olhar para esse painel [da foto] me acalmava; a garça e o coelho me remetem a um universo lúdico, que talvez ainda esteja dentro de mim e me tira um pouco desse lugar de tensão acadêmica", afirma ela, que já é formada em turismo e hotelaria pela instituição gaúcha.

Relacionadas