Universidades levam ensino de qualidade para além do eixo Sul-Sudeste

Instituições do Nordeste e do Centro-Oeste ficam entre as 20 primeiras particulares no RUF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Leal
São Paulo

Das 20 primeiras universidades privadas do RUF (Ranking Universitário Folha) 2024, quatro estão fora do eixo formado pelas regiões Sul e Sudeste. A Universidade de Fortaleza (Unifor), do Ceará, ocupa a sexta posição. A Universidade Católica de Brasília (UCB), do Distrito Federal, é a sétima. Universidade Tiradentes (UNIT), de Sergipe, em 13º, e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), do Mato Grosso do Sul, em 15º, completam a lista.

"Esses resultados mostram que a educação de excelência não está mais restrita a um único eixo geográfico", afirma o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu. Nessa mesma linha, o reitor da UCB, Carlos Longo, aponta que "há um esforço claro de descentralizar a oferta".

A imagem mostra um edifício de dois andares com uma fachada azul e branca, cercado por palmeiras. Na frente, há uma fonte com água que flui em um canal retangular, com azulejos em tons de azul e verde. O céu está parcialmente nublado, e a área ao redor é bem cuidada, com gramado e calçadas.
Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), está entre as 20 primeiras instituições privadas do RUF (Ranking Universitário Folha) 2024 - Divulgação/Grupo Tiradentes

Criada em 1973, a Unifor tem investido no ensino a distância. "A pandemia nos mostrou a importância de um ensino flexível", diz Pompeu. Dos cursos lançados neste ano, quatro são de EAD e três são presenciais.

Uma iniciativa comum às universidades em ascensão fora do eixo Sul-Sudeste é a expansão dos acordos com empresas e instituições de ensino, no Brasil e no exterior. "Um dos maiores desafios que vemos à frente é o de acompanhar a rápida evolução tecnológica e as mudanças no mercado de trabalho", afirma Longo, reitor da UCB. Nela, uma parceria com o governo alemão permite que os alunos de enfermagem tenham uma experiência prática internacional e até consigam a dupla certificação, no Brasil e na Alemanha.

Na aproximação com o mercado de trabalho, vocações e demandas regionais desempenham um papel significativo na estratégia das universidades. Na Unit, há foco crescente em ações relacionadas ao setor de óleo e gás em Sergipe, estado detentor do maior campo de produção terrestre de petróleo do país. "Promovemos a inovação, com o olhar para o desenvolvimento socioeconômico", destaca o reitor Jouberto Uchôa de Mendonça.

A UCDB, por sua vez, tem diversificado seu portfólio com novas ofertas de cursos, investido em infraestrutura e adotadas metodologias ativas de aprendizagem, diz o pró-reitor de administração, Taner Bitencourt.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.