A Unicamp ultrapassou a USP na sexta edição do Ranking Universitário Folha (RUF) e chegou ao segundo lugar, atrás da UFRJ, na avaliação das 195 universidades brasileiras. A USP está em 3º.
Na prática, a pontuação da USP no RUF subiu em relação à do ano passado (de 97,03 para 97,24). Já a da UFRJ caiu de 97,46 para 97,42 –mas ela continua à frente das demais.
A Unicamp subiu de 96,7 pontos em 2016 para 97,31.
O RUF fez neste ano ampla revisão dos seus indicadores. A quantidade de teses produzidas por docente foi incluída no indicador de pesquisa –um dos critérios de avaliação das escolas. Os outros são ensino, mercado, inovação e internacionalização.
A Unicamp tem a maior quantidade de teses por corpo docente e lidera o novo componente da fórmula. Isso pode ser verificado no site do RUF, que permite ranquear as universidades em cada componente dos indicadores (e em cada indicador).
O site também traz novos filtros de busca. Além de comparar universidades de acordo com natureza administrativa, Estado e município, agora é possível selecionar pelo tamanho e o ano de fundação. Isso permite comparações entre instituições com características semelhantes.
Neste ano, filosofia volta a figurar dentre as 40 carreiras com maior número de ingressantes avaliadas no RUF. O curso entrou no lugar de ciências sociais, não considerado nesta edição. As listagens de cursos são calculadas com base em dois indicadores: ensino e mercado.
Confira aqui como é feito o ranking.