Aprenda a usar os dados do RUF para escolher sua universidade

Mais opções
Publicidade

Se você se formou na faculdade recentemente, responda rápido: como você elegeu a sua instituição de ensino? Caso sua escolha tenha sido feita às cegas, não se assuste. É isso que acontece com a maioria das pessoas.

A escolha de uma profissão ou de uma instituição de ensino podem ser decisivas para toda a carreira. Por isso, quanto mais embasamento, melhor.

Desde 2012, o RUF avalia as instituições brasileiras de ensino superior e reúne informações que podem ajudar futuros universitários a escolher sua universidade. Mas é preciso entender os dados.

Há dois tipo de classificações diferentes no RUF. O ranking de universidades avalia em cinco quesitos as 192 instituições brasileiras que fazem ensino, pesquisa e extensão -95 privadas e 97 públicas.

Há também os rankings de cursos, que listam universidades, centros universitários e faculdades em cada uma das 40 carreiras de maior demanda no país, como medicina, publicidade e direito.

 Consulte o ranking de universidades e de cursos
Consulte o ranking de universidades e de cursos

Para analisar todas essas informações é preciso olhar as instituições em grupos.

No ranking de universidades, por exemplo, vemos que a USP é a melhor do país.

São igualmente boas as escolas que estiverem no mesmo "quadrante" da USP –no grupo das 25 melhores.

Há quatro nordestinas "padrão USP": as federais de Pernambuco (10º lugar), do Ceará (11º), da Bahia (15º) e do Rio Grande do Norte (25º).

Há, também, duas instituições privadas no grupo da USP: as pontifícias do Rio de Janeiro (19º lugar) e do Rio Grande do Sul (20º lugar).

As 95 universidades privadas do país também podem ser analisadas em grupos.

No quadrante da melhor privada do país, a PUC-Rio, por exemplo, encontramos uma série de universidades católicas, o Mackenzie (4ª melhor privada) e a Universidade de Caxias do Sul (5ª).

Uma universidade melhora de um ano para outro no RUF quando ela muda de quadrante. É o caso da Universidade Estadual da Paraíba, que saiu do 109º lugar em 2014 (3º quadrante) e passou para 93º lugar (2º quadrante), junto com escolas como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (53º lugar).

CURSO POR CURSO

Se você já tem ideia da carreira que vai seguir, vale analisar o ranking do seu curso. Algumas instituições podem ser referência em áreas específicas, mas se diluem se comparadas como um "todo".

No RUF, vemos o exemplo da federal de Viçosa: é a melhor do país no curso de agronomia, mas vai para 16º lugar no ranking de universidades.

Situação semelhante acontece na PUC-SP: a universidade tem o 3º melhor curso de direito no RUF, só perdendo para a USP e para a federal de Minas Gerais. Já no ranking geral de universidades, a PUC-SP vai para 53º lugar.

E se você tiver paciência, vá além: no site do RUF você consegue pesquisar a cidade de cada instituição e pode conferir informações detalhadas, como o número de alunos de cada universidade.

Essa informação é importante. Há estudos sobre evasão escolar que mostram que há estudantes que não se dão bem em universidades muito grandes; outros não conseguem se manter estudando muito longe de casa.

Mais opções
Publicidade